ULTIMAS NOTICIAS MSF

PROGRAMA DOENÇA CHAGAS

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

República Democrática do Congo: ONU continua a apoiar deslocados

5. De janeiro de 2009 - As agências das Nações Unidas continuarão a ajudar as pessoas deslocadas pelos violentos confrontos no leste e nordeste da República Democrática do Congo entre forças governamentais e rebeldes do Uganda Lord's Resistance Army (LRA).

De acordo com o Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a partir de 28 dezembro, até à data, mais de 300 pessoas morreram durante os ataques do LRA na região congolesa.

Además, aún no se cuenta con la información de nueve poblados ocupados durante dos días por ese grupo, que tras enfrentarse desde hace más de dos décadas con el ejército de Uganda, ha extendido sus fuerzas a Sudán y la República Democrática del Congo.

O LRA é conhecida pelas suas violações dos direitos humanos, incluindo o rapto e recrutamento de menores e exploração sexual de mulheres e crianças.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) foi distribuído em mais de 20 toneladas de alimentos entre 7300 deslocadas na província de North Kivu, e planos para distribuir 90 toneladas de alimentos em um acampamento que abriga mais de mil pessoas foram atacadas em várias ocasiões.

Por seu lado, o ACNUR tem transferido 4.000 pessoas Kibati campo, a norte de Goma, a outros abrigos em Mugunga, uma área relativamente segura.

Nenhum comentário: