ULTIMAS NOTICIAS MSF

PROGRAMA DOENÇA CHAGAS

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novos confrontos registrados em Darfur Norte

Novos confrontos registrados em Darfur Norte

Administrador
Publicada em 04/11/2009 00:00

Doze pessoas feridas da cidade de Shangil Tobaya foram atendidas por equipes de Médicos Sem Fronteiras na região

04/11/2009 – Confrontos perto de Shangil Tobaya, cidade em Darfur Norte, provocaram vários danos e deixaram centenas de famílias desabrigadas. A organização médica humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) tratou 12 feridos desde o dia 20 de outubro em suas unidades médicas. Nove deles tiveram de ser transferidos para o Hospital Escola Al-Fashir, estando atualmente em condições de saúde estável.

MSF distribuiu itens domésticos essenciais para cerca de 3,3 mil pessoas afetadas por esses recentes conflitos que buscaram refúgio em Um Dressaya e Shangil Tobaya. No entanto, a distribuição adicional de itens não alimentares é necessária devido à chegada de mais deslocados internos nos últimos dias.

Os itens domésticos – como lâminas de plástico, cobertores, colchões, sabão e galões d’água – vão ajudar as pessoas a lidar com a situação, enquanto outras necessidades adicionais estão sendo abordadas por outras organizações na região.

“Algumas pessoas tiveram de fugir com poucos de seus pertences e comida, e estão com muito medo, por isso MSF enviou uma equipe para assistência imediata”, contou Christine Buesser, vice-chefe de missão de MSF no Sudão.

MSF também enviou uma equipe composta por pessoal médico e trabalhadores de saúde comunitários para acompanhar a situação de saúde geral dos deslocados e para conduzir levantamentos nutricionais rápidos nas crianças. Elas vão ser incluídas na campanha de vacinação de pólio, que é patrocinada pelo Ministério da Saúde e tem apoio de MSF.

MSF está se associando a outros atores no Sul de Darfur para oferecer assistência em áreas para onde outros grupos menores de pessoas fugiram.

MSF tem trabalhado no Sudão desde 1979 e atualmente tem projetos no Estado Mar Vermelho, Kordofan Sul, Darfur Norte, Abyei e Sul do Sudão.

Nenhum comentário: